POLÍTICA

14/03/2018 as 07:26

CPI do LIXO: Mamãe eu já sabia

Bloco de situação passa por cima do bom senso e do princípio da proporcionalidade ao compor nomes para a comissão parlamentar de inquérito


Tiago Hélcias

Editorial da Semana
Arte/ César Oliveira<?php echo $paginatitulo ?>

"...alô mamãe, eu já sabia!" - Essa típica expressão geralmente é vista nos estádios de futebol por torcedores apaixonados e seguros de que ao fim da patida a vitória era já meramente prevista e usada para fazer chacota com os adversários, coisas que fazem parte do futebol. A disputa é salutar e faz parte do jogo. Acontece que quando o jogo sai das quatro linhas e passa a fazer parte da política isso se transforma em jogatina e só atende a conveniências e interesses que muitas vezes não são os do povo. 

No caso da famigerada CPI do Lixo, isso não seria nenhuma novidade. A escolha dos nomes para compor a comissão só confirma que o interesse é "blindar" o executivo de um possível escândalo envolvendo interesses palacianos que há bastante tempo vem direta ou indiretamente influenciando até em resultados de eleições com poupudos saques na véspera de votação.

Todo mundo sabe que a indústria do lixo é voraz e dita o rítimo daqueles que querem se perpetuar no poder, alguém duvida? Que o diga o MPF/Se que na surdina tem trabalhado para desmascarar as raposas que usam roupas de cordeiro para enganar o povo, não mais por muito tempo.

A 9ª Sessão Ordinária da CMA, comandada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale (PDS), foi marcada por um verdadeiro festival de autoritarismo, não podia ser diferente. Nitinho cumpriu, como bom parceiro, os interesses daquele que nunca quis ser investigado, por sempre achar que está acima do bem e do mal. Arrota arrogância por onde passa e muitas vezes, por ser covarde, usa terceiros para intimidar quem vai de encontro aos seus interesses.

O uso do caximbo deixa a boca torta, entendeu?

O interessante é que na formação dos integrantes da CPI, vereadores que meses atrás eram totalmente contra a instauração, por achar que o caso já estava sendo investigado pela polícia, agora fizeram questão de compor a lista "TOP 5", porque será? O que mudou? A coisa é tão escancarada que tem até vereador que foi citado nas investigações policiais em escutas telefônicas que vai participar na cara dura da CPI MADRAKE do lixo que já está com a pizza no forno

Preste atenção nestes nomes:

Professor Bittencourt (PCdoB), Fábio Meireles (PPS), Manuel Marcos (PSDB) e Vinícius Porto (DEM) compõe os de situação. Elber Batalha (PSB) o único de oposição que vai ficar como sirí na lata sem ter muito ou quase nada pra fazer. A questão é matemática e como no futebol, o resultado foi goleada por 4 X 1.

Suplentes: Zezinho do Bugio (PTB), Palhaço Soneca (PPS), Kitty Lima (Rede), Bigode do Santa Maria (MDB) e Evando Franca (PSD). 

As reuniões da CPI acontecerão às segundas e sextas-feiras, nas dependências da Casa Parlamentar. As primeiras  devem ocorrer nesta sexta-feira, 16, a partir das 8h.

O povo se sente traído e os vereadores perderam a grande chance de provar que podiam fazer diferente, que podiam provar que é possível fazer da política instrumento do povo e para o povo.

Algo a temer? Algo a esconder? Será que irão convocar a delegada Daniele Garcia? Será que irão levar em consideração as investigações da polícia? Vamos aguardar o resultado.

Tomara que usem as interceptações telefônicas comprometedoras que por enquanto estão nos autos sob sigilo de justiça, mas pelo andamento do processo, isso estará com os dias contados e aí, tenha certeza, a casa vai cair para muita gente. Só falta propor uma nova CPI para investigar a atuação desta CPI, uma vergonha.

 

 

 


Tópicos Recentes